Artista cria arte com fogo e fuligens

Steven Spazuk é um artista canadense  que usa  fuligem para criar desenhos elegantes. Depois de colocar fuligem em seus papeis com uma vela ou tocha,  com lápis e penas vai dando formas impressionantes na fuligem.

Spazuk passou os últimos 14 anos desenvolvendo e aperfeiçoando a sua técnica de pintura de fuligem, o processo de criação sempre tem um elemento de espontaneidade e improvisação aleatória.

Quando perguntado quando surgiu  a idéia de pintar com fuligem Spazuk disse; ” A verdade é que eu sonhei com ele. Eu estava em uma galeria (no meu sonho) e estava olhando para a paisagem em preto e branco e eu sabia que ele foi feito com fogo e entendido completamente a técnica.

De manhã, quando eu acordei eu me lembrei com que sonhei e comecei a criar. A primeira tentativa de desenhar com fogo que eu fiz não funcionou muito bem. O primeiro papel que eu coloquei a chama pegou fogo. Logo percebi que eu tinha que usar um papel cartão, que era mais grosso e mais revestido. ”

Foi então que eu soube imediatamente que desenhar com fuligem iria funcionar. Foi um caso de amor instantâneo com o meio. Todas as minhas idéias relacionadas a fuligem veio nessas primeiras semanas [em 2001]. As impressões, a entomograms etc … Eu tinha um grande campo de trabalho para explorar, e eu estava ciente de todo o potencial que tinha… ”

O maior desafio no início era manter os desenhos intactos. Levei muitos testes com fixadores e verniz spray. Agora posso dizer que estou dominando o verniz spray. Você precisa de um spray fino e precisa atirar de uma certa distância. ”

Pintura com Fogo vídeo:

Sem palavras para expressar de como estou apaixonado por esse trabalho.

Compartilhem e nos sigam!

Deixe um comentário